Introdução ao SEO
Hoje em dia é significativamente mais difícil conseguir alcançar uma posição nas primeiras páginas dos motores de busca, em relação há 10 anos devido ao aparecimento de cada vez mais competidores no mundo digital. Mas isto não significa que não consigas ter uma boa classificação em determinados tipos de palavras-chave.
SEO é uma parte integral da estratégia digital de qualquer projeto digital.
Mas o que é SEO e como é que lhe vai beneficiar?
SEO = Search Engine Optimisation ou Otimização de Motores de Busca.
SEO resume-se à prática de aumentar a quantidade e qualidade do tráfego orgânico que o nosso website recebe através de resultados de procura orgânicos.
Vamos então quebrar esta definição e analisar por partes:
- Qualidade de tráfego: Conseguimos atrair visitantes de todo o mundo, mas se estes visitantes vêm ter ao nosso site porque o Google diz-lhes que somos vendedores de maçãs quando na realidade vendemos laranjas, isso não é tráfego de qualidade. Em vez disso temos de atrair visitantes que estão genuinamente interessados na nossa oferta;
- Quantidade de tráfego: Quando conseguimos ter as pessoas certas a visitar o nosso website através dos resultados de procura dos motores de busca, mais tráfego é melhor;
- Tráfego Orgânico: Representa todo o tráfego da nossa plataforma sobre o qual não houve qualquer custo para obter.
O objetivo do SEO é o aumento da classificação da sua página em motores de busca como a Google ou Bing. Isto é feito a partir da otimização do seu website através de palavras-chave e com uma boa experiência de utilizador em mente.
Ao focar-se nos utilizadores do seu website, deve responder às suas questões/dúvidas/procura com conteúdo de qualidade e relevante para garantir um bom ponto de partida para aumentar o seu SEO e classificação no Google. Não esquecer, que o seu conteúdo deve ser otimizado com base nas palavras-chave que são relevantes.
Isto significa que a escolha das palavras-chave certas é o fator Rei se queremos atrair utilizadores que representam o nosso público alvo.
Como funcionam os motores de busca?
Um motor de busca, de um ponto de vista simplificado, é um programa que utiliza certos termos de procura para procurar em websites. Quando fazemos uma procura num motor de busca, este procura na sua própria base de dados informação de forma a encontrar o que é que estamos à procura.
Após procurar na sua base de dados, o motor de busca mostra-nos uma página de resultados (SERP – Search Engine Results Page). SERP são então listados com base na sua relevância e localização geográfica.
De um ponto de vista mais técnico, um motor de busca, tem um “crawler” que reúne informação sobre todo o conteúdo que consegue encontrar na Internet. Estes crawlers reúnem toda esta informação no motor de busca e constroem um index nas páginas de resultados.
Esse index é então analisado por um algoritmo delineado pelos criadores do motor de busca que tenta encontrar as compatibilidades desta informação com a vossa procura.
Há muitos fatores envolvidos num algoritmo deste género. Se quiser saber mais sobre este campo em específico, tem aqui um artigo que indica como um grupo de experts classificaram a sua importância.
Porque é o SEO importante para o seu website?
SEO é benéfico a longo prazo pois tráfego de qualidade aumenta a probabilidade de gerar maior percentagem de interação com visitantes do vosso website. A implementação de uma boa estratégia SEO tem um custo extremamente baixo em relação ao retorno, exigindo principalmente um investimento regular em conteúdo e entendimento das melhores práticas SEO.
Uma boa classificação nos motores de busca, cria a perceção, em potenciais clientes, que o vosso website é uma autoridade numa certa área.
Bom SEO gera tráfego de forma constante! Tráfego pago, para além do custo associado, para no momento que deixamos de pagar para tal. Ao criar conteúdo web com SEO em mente, será capaz de alcançar o seu público alvo de forma mais precisa ao construir conteúdo com base em palavras-chave relevantes.
Agora que já sabe o que é o SEO e porque é que é um fator importante para a sua estratégia digital, mas ainda se sente inseguro sobre como agir neste campo, temos mais artigos sobre este campo no nosso blog.
No entanto, esteja à vontade para entrar em contacto connosco. Uma das nossas valências é precisamente Marketing Digital e estamos disponíveis para discutir e delinear uma estratégia para a tua plataforma digital.